O Idioma Yorùbá

Postado em Atualizado em

O idioma Yorùbá não é uma língua morta como se ouve alguns falando por aí. Pertence a família linguística nigero-congolesa e é falado por mais de 30 milhões de pessoas. Com determinadas variações regionais, também chamado de dialetos, é falado na parte oeste da áfrica, principalmente Nigéria, Rep. Popular do Benin, Togo e Serra Leoa. Claro que nesses países o Yorùbá não é o idioma oficial, mas estão sempre presentes em um mix linguístico Inglês/Yorùbá ou Francês/Yorùbá, e vários outros dialetos.

Mas não só no continente africano o idioma é falado, devido ao tráfego negreiro, há a presença de Yorùbá no Brasil, Cuba, EUA e etc. Nesses lugares o idioma sobrevive mais pelos meios religiosos, no Brasil conhecido por candomblé. Mas há ainda muitas instituições estrangeiras, principalmente Norte-americana e Francesas, onde esse idioma toma conta até mesmo da grade curricular de alguns alunos.

Já no Brasil e Cuba, onde sobrevive, como dito anteriormente, graças ao cultos afros (Candomblé e Umbanda) é onde há o maior número de alterações e erros do idioma, pois como escreve o professor José Benistes sobre a grande vontade de o povo saber sobre os ritos e esquecendo outras coisas, como a linguagem, por exemplo. Assim escreve: “O seu conhecimento deveria estar no mesmo nível de interesse do conhecimento de atos religiosos, o que não vem ocorrendo. Por esse motivo, é utilizado mais pelo hábito de ouvir e repetir palavras, sem o conhecimento necessário de sua articulação e aprendizado de suas regras básicas de conversação”.

 

candomble-frame

Hoje em algumas cidades há novelas e filmes todo em Yorùbá. Canções não religiosas, Pop, Rap… todas elas em Yorùbá. Até mesmo um site todo no idioma, um site de notícias sério. Também tem o curso de letras – Inglês/Yorùbá – na Universidade em Ibadan. Sem contar a Bíblia em Yorùbá chamada de Bíbélì Mímọ́!

 

Este trabalho, simples, porém produzido com cuidado, para não disseminar mais erros, tem a intenção de diminuir o impacto causado pelo o que eu cunho como “analfabetismo Yorùbá” e fazer com que pelo menos cada pessoa que o adquirir, poderá aprender o correto e assim passar para frente. Não é intenção de esta compilação tornar você leitor, uma pessoa fluente no idioma, mas sim, lhe dar as bases do yorùbá; acabar com alguns vícios de escrita e pronuncia; valorizar a acentuação e entonação das palavras.

 

Foi idealizado para que você sendo um bàbálórìsà ou ìyálórìsà, ògá ou ekeji, passe para os mais novos os fundamentos do idioma dos deuses. E mesmo aqueles que ainda são noviços, podem ter contato com o idioma que vai acompanhá-lo por muito tempo dentro dos cultos, onde é a chave para a correta invocação dos deuses yorubanos. A riqueza dos cultos de origem afros aqui no Brasil, não pode ser sufocada apenas pelo interesse estético.

 

Estudemos o idioma, a forma de pensamento, sua vida a nível áfrica e a nível Brasil colônia, seus hábitos, suas crenças mais profundas.

 

 

Olùkó Vander Rio de janeiro, 2010   (Texto de Introdução da apostila de Yorùbá – Clique Aqui e Baixe a Sua)

 

Anúncios

8 comentários em “O Idioma Yorùbá

    VÂNIA ROCHA disse:
    agosto 10, 2011 às 5:02 pm

    Eu adoraria aprender Yorubá…

    Curtir

      olukovander respondido:
      agosto 21, 2012 às 7:35 pm

      Mo júbà

      Seja bem vinda minha mais nova aluna.

      O dábò!

      Curtir

    Oscar disse:
    abril 27, 2013 às 9:48 pm

    Quero saber do curso em DVD

    Curtir

    […] exatamente. O idioma Yorùbá tem algumas palavras bem específicas para pedir desculpas e dentre elas não se configuram Àgò […]

    Curtir

    […] primeira vez aqui e quer saber mais sobre o idioma Yorùbá, leia essa postagem sobre O idioma Yorùbá ou assista os vídeos no Youtube com aulas de Yorùbá: Clique Aqui e assista as […]

    Curtir

    claudiney valadares disse:
    agosto 12, 2015 às 10:41 pm

    ola gostaria de saber sobre as apostilas e o audio..valor por favor..obgd

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s