Retornando e sendo apedrejado!

Postado em Atualizado em

É de saber de todos que acompanham o meu blog que voltei a postar vídeos e aulas para quem queira aprender o idioma Yorùbá, mas afastado da internet como estava não imaginava o terreno atual  e me surpreendi com comentários maldosos nos vídeos, vídeos respostas que me surpreenderam  pelas alfinetadas, mas fiquei  feliz por ver alguns vídeos novos de qualidade de uma jovem americana que está na Nigéria praticando e aperfeiçoando o idioma e outros vídeos em inglês que estão com qualidade plausíveis.

Antes de eu postar os vídeos, ninguém tocava no idioma ou ensinava ele. Até era tido como morto ou impossível de se aprender hoje em dia. Agora me vem uns especialistas que nada postam para somar, apenas críticas destrutivas. Onde estavam vocês que nada postavam e ainda não postam nada que mostre que vocês sabem algo do idioma. Repetir o que eu sei é fácil, difícil é inovar e criar além.

Ainda hoje incomoda a muitos o fato de eu ensinar o idioma indiscrinadamente; não quero formar círculo de aprendizes iniciados que iram segurar tudo que ensinei e passar somente a poucos… Não! Quero que todos possam fazer uso do Yorùbá, do não iniciado ao zelador idoso.

E assim eu, Olùkó vander, me mantenho levando o ensino do idioma Yorùbá com humildade e esperança que uma grande massa tenha interesse real de aprender o idioma, tanto quanto tem vontade de aprender dançar, fazer feitiços, aprender feituras e outros segredos. Mantenho –me humilde pois, ensino para os que menos sabem que eu; para os que sabem tanto quanto eu, faço parceria e para os que realmente sabem mais que eu, sou um aluno.

Volto a postar algumas aulas antigas, mas com marca d’água, tentativa tardia de impedir a pirataria com meu material. Breve aulas novinhas para vocês.

O dábò Gbogbo (E não bóbó como estão falando por aí)!

Anúncios

4 comentários em “Retornando e sendo apedrejado!

    luizlmarins disse:
    outubro 27, 2012 às 11:29 am

    Prezado Vander,

    Por gostar, simpatizar e também aprender, tomei a liberdade de divulgar seu trabalho no site Cultura Yoruba. Espero que não se aborreça.

    http://culturayoruba.wordpress.com

    Ìlera !

    Curtir

      olukovander respondido:
      outubro 27, 2012 às 7:48 pm

      Mo dúpé meu caro
      Fico agradecido e com certeza nada que seja para divulgação do idioma Yorùbá irá me chatear.

      abraços

      Curtir

    Janete da Silva Ferreira disse:
    março 1, 2015 às 3:41 am

    Neste brasil e no mundo sempre havera pessoas q não fazem nada e atrapalha os q fazem, olúkó não se deixe abater c/ coisas minusculas por que o q vc faz é muito grande,por isso não deixe essas coisas lhe aborrecer acredit6a no q faz então o resto não chega a restante.continue em frente, olhe só o q vale a pena ser olhado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s