Aula de Yorùbá Para Candomblé – #6

Postado em

 

Mo júbà gbogbo e cá estamos na nossa sexta aula. Sempre trazendo temas pertinentes ao mundo do Candomblé, Umbanda e Ifá. E cada dia mais o apoio de alunos e seguidores vai me dando forças de prosseguir e chegamos em nossa aula que falamos sobre nome de barracão de santo, ou ilé t’òrìsà… o espaço sagrado onde os àwon òrìsà são cultuados. Onde nascem a cada dia mais um òrìsà que irá bailar relembrando seus feitos em terra.

 

E onde o aprendizado do idioma Yorùbá, ou um Curso de Yorùbá pode ajudar você a colocar um nome em sua casa de santo? Em muitas coisas e principalmente para não passar a vergonha de ter o nome como menstruação, peneira e por aí vai associado a sua casa. Irá entender até o término da matéria, aguarde. Entender o idioma de nossa religião, nem que seja o básico, o fundamental…  é de suma importância para todo iniciado, ainda mais os que tanto batem no peito para dizer que tem mais de 10, 20… 30 anos de iniciado! A idade é primordial, ainda mais quando atrelada ao fator conhecimento de causa.


curso_de_iorubá_banner


Vamos começar!

 

Todos estão acostumado a ver os nomes das casas: Ilê Axé…, Igba/ Ibá Axé… ou até mesmo… Ebé/Egbe Orixá…. (Nomes deixei aportuguesados mesmo). Muito antigamente, antes dessa não mais nova globalização e boom da internet, tudo isso passaria desapercebido de algum erro e uns até acham bonito sair do tradicional Ilê Axé e partir para outras nomenclaturas. Mas isso causa uma babel de termos e que muitas e muitas vezes fogem dos significados mais básicos. Casa de Energia/ Força Espiritual… Claro que não é proposital, ainda mais em tempos que o acesso a conhecimento era muito limitado e quem o tinha trancafiava até o caixão e ia-se por terra.

 

Veja a palavra Àse (Axé):

Escrita corretamente: Àse. Tradução mais comumente aceita: Energia espiritual, força espiritual. Bem, não me apegarei a traduções detalhadas, pois é uma palavra que pede um livro, mas todos compreendem bem o que significa.

Mas na falta de conhecimento básico, Àse se transforma em À. E comentei em um vídeo no Youtube sobre acentuações e a mania de algumas pessoas colocarem acentos onde não há necessidade, vezes por ignorância mesmo, mas um simples acento transforma sua casa em alvo de piada… Veja esse exemplo simples: Ilé Àsé t’Ògún.

 

Casa da Menstruação de Ògún!!!

 

Pois é, à significa menstruação e não ficaria nada bonito estampado em uma placa na frente de seu ilé; num convite para saída de ìyáeo ou obrigação; ou até mesmo em um jornal como anúncio para jogo de búzios. Agora entende a importância de um básico conhecimento de acentuações e um dicionário confiável?

Ainda há Àsè = Festa/ e Asé = peneira.

Esses dois menos inofensivos, mas da mesma forma merecem cuidado no uso.


Apostila Gratuita de Yorùbá Com Áudios – Clique Aqui e Baixe A Sua!


 

 

Egbé e Igbá.

O primeiro termo eu via muito utilizado pelas pessoas de Ifá, que após iniciadas, formavam grupos para estudo e continuar o culto aqui no Brasil após o seu sacerdote retornar para Nigéria ou outra localidade. Ègbé significa uma reunião de pessoas ou uma sociedade. Um grupo de pessoas e organizadas, não podemos esquecer deste fator. Não é qualquer turma de baderneiros que se tornam um Ègbé.

Mas de uns tempos para cá, esse termo também é usado para casas de òrìsà praticantes de Candomblé, posto que, acredite, nem todos que se reúnem para cultuar òrìsà pode se enquadrar como Candomblé. E isso despendem longos debates que eu particularmente não acredito que muitos estejam prontos para tal.

 

Cabaça-300x196

Igbá já é mais filosófico e envolve o simbolismo da cabaça e esse é seu significado (Igbá = Cabaça). Pequeno espaço sagrado e muito especial para se usar em vários feitiços, ebó e N utilidades, mas aqui é o poder sagrado do objeto que possibilita usar para nomear lugares. Uma casa de santo é um local sagrado… um igbá. Igbá àse… Cabaça de àse.. cabaça de energia/ força!

 

 

Vamos então deixar as palavras bem explicadas para ajudar no nome de seu Ilé. Claro que a intenção não é ensinar a você como colocar um nome em seu Ilé, pois cada Àse age de uma maneira. Porém, é dar uma luz nos principais termos e também impedir que determinadas palavras estranhas vão parar em convites de saídas de Ìyáwo… Fan Pages… Placa de barracões e até tatuagens como já vi.

Ilé = Casa, Moradia, habitação. Aportuguesado – Ilê.

Àse = Energia espiritual. Ap. – Axé.

Ègbé = Sociedade, comunidade, associação, grupo. Ap. Egbé.

Igbá = Cabaça. Aportuguesado, porém incorre em muito erro de tradução: Ibá.

Lembrando que vejo muitas junções de três elementos: Ilé Àse Igbá…. ou Ilé Àse Ègbé

 

O dábò Gbogbo!!

 

A Educa Yorùbá oferece o serviço de consultoria nesta área, nomeações de barracões e correção de significados. Contato: bara_rj@hotmail.com

 

 

curso_de_iorubá_banner_2

 

Anúncios

4 comentários em “Aula de Yorùbá Para Candomblé – #6

    […] Aulas – 1     Aula – 2     Aula -3     Aula – 4     Aula – 5     Aula – 6 […]

    Curtir

    […] 5     –    Aula 6     –    Aula 7 (1/2)    […]

    Curtir

    nessacardoso1983 disse:
    outubro 19, 2015 às 5:32 pm

    E Káàsan, Olùkó Vander!
    Estou acompanhando essas aulas de Yorùbá para Candomblé, muito útil, principalmente para nós omo òrìsà.
    Realmente como acentuação faz toda diferença, temos que tomar muito cuidado mesmo.
    Uma dúvida, sobre Ègbé, nesta aula o senhor explica que é uma reunião de pessoas ou uma sociedade, no caso do posto Ìyá Ègbé, se escreve com essa mesma acentuação ou é diferente? Por que o significado seria diferente.

    Curtir

    […]  Aula 6  –  Aula 7  –  Aula 8  –  Aula 9   […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s