Candomblé e as Drogas!

Postado em Atualizado em

Mo júbà gbogbo

 

candomblé_maconha

 

Após longo período sem postar algo onde nossa última postagem foi Oríki com letra de Olódùmarè, retornei com este assunto cabuloso que são as drogas, ainda mais quando associada à alguma religião. Claro que o foco aqui será o Candomblé  e religiões afins. E a bem da verdade, ele surge depois de ler uma postagem em um fórum de um praticante que sentia-se dividido entre o uso de droga (maconha) e sua religião (Candomblé). Leia íntegra Clicando Aqui.

 

Drogas Combinam Com Religião?

Drogas são usadas em atividades religiosas a muito tempo, assim como também são usadas em atividades normais entre a sociedade. Claro que algumas são destrutivas, não se tem dúvidas disso… vide crack, heroína e cocaína. O próprio tabaco, mas só que lentamente.

Mas uma droga em especial sempre causa reboliço na sociedade, nas rodas intelectualizadas e nas que nem tanto: Maconha. A droga que é associada à uma erva, mas que na verdade se usa uma outra parte para o consumo é legalizada em alguns países e usada para entretenimento, assim como para uso medicinal. Por muitos uma simples planta que tem benefícios. Para outros, porta de entrada para drogas mais pesadas e criminalidade.

Mas e o Candomblé, os cultos afros o que acham do seu uso, já que sempre nos associam à natureza, folhas e plantas?

Na edição número 179 da Revista Superinteressante, página 32, o autor da reportagem que fala sobre a perseguição que a maconha sofre pela sociedade, afirma o uso da droga pra facilitar a incorporação de negros praticantes do Candomblé no passado. Confesso não ser a primeira vez que leio sobre, busco em minha memória onde foi que também li a respeito.

Já vi alguns zeladores e zeladoras abominando seu uso, pois suja o corpo e trás problemas ao iniciado. Assim como já ouvi a desculpa que é uma droga natural e não teria problema o praticante fazer uso da mesma.


 

curso_de_iorubá_banner


 

Críticas ao Candomblé

O Candomblé no passado (Muitas vezes na atualidade) é associado às praticas tidas como ilícitas. Refúgio de criminosos que buscam fechar o corpo contra inimigos e prever prisões. Homossexualidade, pois não vê problemas na união do mesmo sexo. Promiscuidade, pois seus serviços ajudam amantes a se unirem, mulheres da vida a ficarem mais belas e terem mais clientes. E uso de drogas e álcool desregrado em festejos e “orgias”. Mas acho estranha toda essa fama, quando o Candomblé na verdade chega até ser bem rígido nas condutas que os praticantes devem ter com seu corpo, sua mente e seu espiritual.

Alguns terreiros ainda possuem aquele vicio cristão de tempos atrás o que deixa a religião ainda mais moralista do que imaginam. Será por isso que alguns são contra o uso de maconha por seus praticantes?

 

E Salve a Malandragem

AfroWeek___Day_5__Ze_Pilintra_by_Camucada

Os malandros sempre foram os caras boêmios e que viviam aprontando pela noite. Algumas cantigas citam o uso do entorpecente, outros incorporados falam que usavam o mesmo quando encarnados, mas nunca ouvi algum deles incentivar. Mas tem mais caroço nesse angu rs! Coisas que não se pode citar, mas o bons entendedores sabem do que falo. O que se sabe é que as entidades são em sua maioria contra qualquer abuso e sempre visam o bem do consulente que estiver em busca de uma palavra!

 

Afinal: Faz Mal à Espiritualidade

O assunto nunca se resumirá somente a religião, já que é um assunto que bate a porta da sociedade precisando ser debatido sem cortinas de fumaças, falsas informações e moralismo excessivo. Mas à luz do Candomblé, a droga é nociva? Trás algum malefício espiritual ao Ìyáwó? O Candomblé aceitar abertamente o colocaria ainda mais marginalizado? O santo cobra de um filho que seja usuário assíduo da maconha?

droga

Os que conheço que fazem uso e são da religião nunca notei nada de errado em suas vidas espirituais, mas mesmo assim evitam o uso antes do culto ou quando vai ter contato com algum ato religioso. Esses falam justamente da natureza da maconha: uma simples planta com marginalizada, vítima de uma arquiteta indústria contra drogas americana! Mas tentam esconder seu uso dos zeladores e pessoas mais influentes de seus ilé.


 

Baixe Sua Apostila com Áudios Gratuita de Yorùbá Clicando Aqui


 

Estudo mostra que praticantes de religião são menos propensos ao uso de drogas.

Uma pesquisa mostrou que os praticantes assíduos de atos religiosos (Infelizmente não mostrou os praticantes de cultos afros, mas não os excluiu) são mais propensos a atos culturais e menos aos de beber, fumar tabaco e usar drogas. Esse estudo foi feito com 12.595 universitários. Isso mostra o quanto a religião é forte fator de ajuda aos que de repente se sintam tentados ao o uso de drogas pesadas. Além de ser acolhidos em um ambiente familiar, ele terá um guia que pode servir de arrimo e pessoa para desabafar (Bem, essa deveria ser uma das funções de um zelador(a).

Fonte: Clique Aqui e Leia a Íntegra da Pesquisa.

 

Deixo aberto essa discussão: Candomblé X Maconha!

 

 

O dábò Gbogbo!!

 

Anúncios

Um comentário em “Candomblé e as Drogas!

    JOSE NUNES disse:
    dezembro 9, 2015 às 11:49 pm

    ola boa noite! eu acho o seguinte: de 20 anos pra cá o candomblé acabou,vou lhe dizer por que ,ja dizia meu zelador que entre 1000 nasce 1 escolhido para ter os segredos de Orun,os demais ja se fantasiam de que após os 7 anos de santo tem que virar zelador (a),isso e uma absurdo observe que hoje ninguem quer mais ser INDIO e sim CACIQUE ,nos dias de hoje pra frente esses CACIQUES vão virar PAJÉ por causa da idade de vida e não de conhecimentos,por que nem tudo que ser ver e nem tudo que é parece ser.
    Eu ja vi no youtube pessoas que se dizem zeladores de orisá,dizerem que tem estudo e que não são analfabetos não e nem desdentados ,luxuosas casas roupas enfeitadas mais parecendo folclore do que uma ato de dança de um orisá , Então eu digo com toda convicção os candombles de hoje não todos que ainda existe zeladores(a) que se dão respeito e colocam moral disciplina e conhecimento pra quem e merecedor,mais muitos se fantasiam ,enganam fingem encorporar ,comem vidros ,fumam maconha,cheiram pó ,fazem apologia ao sexo enfim mudaram totalmente o contesto do verdadeiro candomblé.eu não vou na casa de seu ninguem por que não tem mais nada pra se aprender .e quando falamos algo não pra criticar e sim para ensinar os verdadeiros principios dos segredos dos orisás somos mal interpretados .
    Hoje ,em dia muitos recorre a faculdades de ensinos ao yoruba e assim que se formam abrem sua s casas e se dizem conhecedores dos segredos de orun,outros recorrem a ter amizades com africanos e ate convidam para suas casas pagam ate a passagem so para tentarem aprender os segredos de orun,so que mal sabem eles que muitos desses africanos são pessoas aproveitadoras que não sabem nada com nada sobre Orun mais como nasceram e sabem bem o idioma yoruba e querem sair da fome e da miséria falam um bocado de coisas e o povo acredita .
    Por isso eu digo meu zelador era analfabeto ,e com chapa na boca por falta dos dentes ,mais eu tenho orgulho em dizer que ele não sabia ler e nem escrever mais falava a lingua dos orisá, quantos africanos ja foram na roça dele e não falavam portugues e ele conversava com todos em yoruba ,isso me enchia de orgulho em saber que realmente esse nasceu para ser zelador tenha a confiança de Orun para saber de seus segredos .as vezes viajo para o interior da Bahia e vejo alguma senhora e senhores morando em casas de taipas e converso muito com eles ,e ouço muito o que eles falam são coisas que muitos tirados a zeladores de santos deveriam ouvir por que ali sim e a verdadeira escola ,ouço deles que o vodu verdadeiro esta as escondidas ,e estão se calando para o mundo e todos aqueles que tem o segredo levaram consigo para o tumulo por não tem mais confiança nas pessoas de levaram adiante a moralidade,o ensino ,a disciplina ,o respeito,por fim eu acho que esses que se dizem encorporados por espiritos ,faças usos de drogas ,e queiram enganar as pessoas se dizem que estão encorporadas com algo que não existe.no dia em que esses que se dizem encorporados forem nos profundos da africas e verem os verdadeiros encorporados na hora eles acabam com essa farsa por que não irão ter sequer a coragem d ver os rituais ate o final.que Deus abençoe a todos .OS VERDADEIRO CANDOMBLÉS ACABARAM SO FICARAM FOLCLORES E MUITO BRILHO VISUAL ..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s