Estou apaixonada(o) pelo meu zelador(a) e agora???

Postado em Atualizado em

 

dia-dos-namorados

Mo júbà gbogbo

 

Retornamos em 2016 com tudo e com certeza com novo fôlego e novidades mil, mas claro que não deixamos nossos posts que sempre trazem uma discussão saudável e orientadora sobre assuntos por vezes poucos discutidos ou discutidos às escuras.

Não é de hoje que o relacionamento entre membros de um mesmo Ilé causa preocupações, escândalos e  divergências entre pessoas. Assim como o assunto Crianças dentro do Candomblé (se não leu sobre este assunto, clique aqui e acesse este post) e também sobre o Sexo e o Candomblé (Esse post causou bastante discussões entre os membros rsrs), o assunto romance, relações amorosas dentro do mesmo ilé, por parte dos membros dividem a todos. Há quem já considere isso bem tranquilo, desde que sejam respeitadas os momentos litúrgicos do barracão, a hierarquia e também os fatos ocorridos nos bastidores.

 

Muitas vezes o filho(a) de santo passa tanto tempo com seu zelador(a) ajudando, lado a lado…. passando bons e maus momentos… por vezes indo para festejos do mundo e isso, somado ao fato que a figura do zelador(a) causa admiração em seus seguidores(Quando bem executado essa função de líder), acaba criando um sentimento em pessoas carentes ou com falta de referência religiosa… enfim, nasce ai o amor… ou paixão! Não é novidade a notícia de alguma filha de santo que se abre pro seu zelador dizendo que teve sonhos eróticos com o mesmo ou que não consegue ter mais nada com namorado ou marido pois só pensa no pai de santo. Assim também ocorre com homens e suas zeladoras… sabemos disso, não sejamos hipócritas em negar!


 

 

Aprenda já o Idioma dos Òrìsà. Baixe Seu Curso Gratuito de Yorùbá com Áudios! – Clique Aqui e Fale a Língua Yorùbá


Mas essa situação ainda não é de causa tanto problema, pois é apenas uma parte que está confundindo as situações…. uma boa conversa, orientação deixa tudo em seu lugar. Pelo menos é assim que vejo os líderes resolvendo a situação, mas e quando o romance é consumado? Quando ficamos sabendo que um zelador(a) assumiu um romance com seu filho(a) de santo?

 

Bàbálórìsà ou Ìyálórìsà namorando ou casado com Ògá, Ìyáwo ou Ekéjì!!!

Sim, conheço casas onde o zelador(a) tem como seu companheiro(a) amoroso(a) um filho(a) e tirando momento onde há pequenos atritos que não sabemos se é relacionado à função ou ao romance, sabemos que essas casas funcionam tranquilamente. Zeladoras que são casadas com Ògá de seu Òrìsà; Zeladores que tem como Ekéjì suas esposas e foram iniciados pelos mesmos…. talvez aí que more o grande problema: a famosa mão que vai a cabeça.


 

curso_de_iorubá_banner


 

Já ouvi de tudo: a mão que passa a navalha não pode ter contato sexual com o iniciado, as energias não seriam compatíveis, que isso cria bagunça no barracão…. mas enfim, como é na vida real?

Como sempre, não tomo partido, gosto de observar e analisar, mas confesso que nunca vi nada de errado nessas relações e a bem da verdade ela já acontece a tempos, é que hoje as coisas andam mais abertas!

Como diz o ditado: Macumba boa é a que dá certo!

 

A casa estando em harmonia; os filhos seguindo seus caminhos abertos e com prosperidade, felicidade e amor…. o que importa se nos momentos de lazer.. momentos pessoais o(a) zelador(a) está sendo amado(a) por uma pessoa que goste dele(a)… seja ela ògá, ekéjì ou ìyáwo?

Vamos debater o assunto??

Curta Nossa FanPage: Curso de Yorùbá – Fan Page

4 comentários em “Estou apaixonada(o) pelo meu zelador(a) e agora???

    Fabiana disse:
    janeiro 11, 2016 às 1:09 am

    Gostei muito di assunto!!!aconteceu comigo!hoje sou casada com o Ogan do meu orixá!!! No começo fui muito criticada!!! Mas levo minha vida normal com ele ao meu lado!
    Estamos,4 anos juntos maritalmente! Mas de amizade e vida espiritual são 14 anos de convívio!!! Muitos se afastaram de nós, mas hoje agradeço a minha mãe Oiá, por ter me dado ele como meu marido!e as pessoas que se afastaram de mim!!!a realidade é que não ficaram satisfeitas de me ver feliz!!!o meu motumba!!!

    Curtir

      olukovander respondido:
      janeiro 11, 2016 às 1:12 am

      Boa noite

      Que bom… o importante é que as partes estejam felizes e tudo corra bem na vida de ambos.

      Muito àse para ti e seu marido.

      Curtir

    Honorio Pacheco Neto disse:
    janeiro 11, 2016 às 1:10 pm

    Baba ou Iya, antes de tudo são seres humanos e com todas as necessidades e vontades. A proximidade pode trazer o interesse e isso se consolidar em um relacionamento entre as diversas pessoas da casa, independente da função ou grau. Nada de anormal, apenas os sentimentos de duas pessoas e o entendimento de ser o que e bom para ela. A parte litúrgica ou de fundamentos, devem ser ser seguido de acordo com os preceitos estabelecidos e não devem privilegiar ou causar nenhum tipo de segregação ou constrangimento. O Amor entre as pessoas sempre é bem visto pelo Orisá. Ase-o

    Curtir

    Danielle disse:
    fevereiro 3, 2016 às 12:46 am

    Sou nova no espiritismo mais sou apaixonada por ele des q o conheci só q ele e bi sexual e acho q ele e tbm
    Mais ainda não fui feita por ele ainda não
    Eu não sei oq fazer pq já me declarei ora ele.

    Curtir

Deixe um comentário

