Aula de Yorùbá Para Candomblé #3

Postado em

 

Aula de Yorùbá Para Candomblé #3

Aula de Yoruba para Candomblé

 

E aqui estamos com mais uma aula gratuita de Yorùbá totalmente voltada para o Candomblé, com termos, palavras e ideias de nossa amada religião. Muitos estão gostando e os apoios não faltam, então, vamos que vamos meu povo!

Caso seja sua primeira vez aqui, segue abaixo as aulas que você perdeu:

Aula de Yorùbá – n°1

Aula de Yorùbá – n°2


 

E não esqueça: Baixe seu Curso Gratuito com Áudios Aqui!


 

Aula de Yorùbá: Abàdá/ agbádá/ ágbada.

Voltando a tocar na importância das acentuações dentro da grafia yorùbá, nos deparamos com um termo que pode deixar a pessoa com cara de boba mesmo, frente a alguém que saiba falar ou/e ler o idioma. Daí a importância de não menosprezar um aprendizado básico do idioma dos òrìsà.

Abàdá é um adverbio com significado de algo para sempre, eternamente.
Ex.: Mo fé òrìsà abàdá – Eu amo meu òrìsà eternamente.

Ágbada é vasilhame, pote… bacia. Por favor, nunca vista um ágbada (rs).

Ex.: Fún mi ìyen ágbada. – Me dê aquele pote/ Me dê aquela bacia. (Fún mi = dê-me/ me dê)

Agbádá essa sim é a vestimenta masculina tradicional Yorùbá.  E como sempre, são vestimentas coloridas e muito bem adornadas, usadas por reis, sacerdotes e grandes dignatários da Nigéria e Benin.

 

African_Lace_VLM_74

Na verdade é o manto que cobre o corpo dos ombros até os pés ou joelhos. Tendo ainda o Bùbá e sóóró. No Curso Intermediário de Yorùbá você encontra melhor as descrições de diversas vestimentas Yorubanas.

African_Lace_VLM_02
Mas hoje, o agbádá é usado normalmente por qualquer cidadão, inclusive por nigerianos muçulmanos, evangélicos e os de cultos tradicionais. Há uma tendencia aqui no Brasil de tudo se associar ao Candomblé por vir de lá, mas há muitos vídeos no YouTube onde vemos cultos em Igrejas onde eles usam o agbádá. Seu uso é bem rotineiro, assim como o gèlé – Se não leu sobre Gèlé, os panos de cabeças usados na Nigéria, clique aqui e leia, muito bom por sinal rs!

917209_627687974016880_796288553_n
Então gente… não se vista com bacias e nem para sempre, vistam agbádá!! rs

Assim terminamos mais esta curta aula de Yorùbá para o Candomblé, espero que tenha gostado e quero saber de você: SOBRE QUE ASSUNTO GOSTARIA DE SABER, SIGNIFICADO DE ALGUMA PALAVRA? Deixe seu recado e quem sabe não estarei falando sobre o que você tanto quer ouvir. 🙂

E não esqueça de curtir a FanPage – Curso de Yorùbá – Venha Curtir!!

O dábò!!!

6 comentários em “Aula de Yorùbá Para Candomblé #3

    Dilton Marinho Filho disse:
    julho 4, 2015 às 12:45 am

    É óbvio que sim! Pode e deve! O tabu com relação ao sexo surgiu com o Judeu-Cristianismo, que inventou essa “Estorinha”, de “Pecado Original”. E isso, depois dessas traduções “Fuleiras”, da Torá, da Mishná e do Shumash.
    Se D’us, Adonai, Yhwvh, Yvh, Alah, Olodumaré, etc, etc, etc, criou a raça humana, e deu-lhe, sistemas reprodutores (Aos animais também), tal como conhecemos. Como pode ser pecado usar esses aparelhos para se reproduzir?
    Que eu saiba, nas civilizações milenares, como como a africana e a hebreia, para citar duas delas, filhos são bênçãos. E, como fazer filhos sem sexo?

    Curtir

    […] Aula de Yorùbá – 3 […]

    Curtir

    […] Aula          2° Aula          3° Aula          4° […]

    Curtir

    […] – 1     Aula – 2     Aula -3     Aula – 4     Aula – 5     Aula – […]

    Curtir

    […]        Aula 1     –    Aula 2     –    Aula 3     –    Aula 4         […]

    Curtir

    […] 1 – Aulas 2  – Aula 3  –  Aula 4  –  Aula 5 […]

    Curtir

Deixe um comentário